E o mundo continua girando...
mentira
(origem controversa)
1. Acto! de mentir.
2. Engano propositado. = falsidade
3. História falsa. = peta
4. Aquilo que engana ou ilude. = fantasia, ilusão
mentir - Conjugar
1. Dizer o que não é verdade.
2. Dizer o que não se pensa.
3. Enganar.
4. Fig. Falhar, malograr-se.
5. Faltar.
6. Não cumprir o prometido ou o que era de esperar.
Mentir é um hábito que nunca tive, tentei a primeira vez com 7 anos de idade, quando fiz uma ligação para a Xuxa, sem a minha mãe saber, e isso me incomodou por bastante tempo. Lembro sempre do que eu senti depois daquela ligação, estávamos eu e o meu irmão em casa e uma amiga minha que tinha ido na Xuxa, tinha me passado o telefone do escritório dela, sei lá, deveria ser da empresária, ou de quem organizou a ida dela ao programa, só sei que chamei o meu irmão e ligamos. Quando alguém atendeu, eu desliguei e meu coração quase saiu pela boca. Minutos depois minha tia chegou lá em casa e trouxe um desenho do fantasma da ópera para nós vermos, e eu não consegui assistir todo, por causa do que eu estava escondendo.
Desde aquele dia, sempre tive problemas com mentiras, e não vou dizer que não tento, até tento, mas sempre acabo assumindo a verdade, porque ela me traz paz, coisa que fica bem difícil de se sentir quando se está mentindo. Lembro de outra mentira, mais adiante, com 17, quando me acidentei de carro, e disse para os meus pais que havia bebido demais e caído e me machucado. E mesmo quando eles achavam que essa fosse a verdade, eles estavam lá do meu lado no hospital, de madrugada, me ajudando e me apoiando, me senti mais péssima ainda. Dois dias depois, acordei de madrugada aos prantos, e fui até o quarto deles contar o que havia acontecido.
Depois dessa vez, aprendi pra valer que a mentira só magoa a gente e as pessoas que nos amam, e mesmo que a verdade machuque, doa, fira, ainda prefiro ser verdadeira do que fazer alguém acreditar em alguma mentira que eu contar, porque é inevitável, a verdade sempre aparece, sempre tem alguém que sabe e a chantagem é muito mais perigosa do que a mentira.
Além de ter aprendido a não mentir para os meus pais e para os outros, aprendi a não mentir para mim mesma, pois como dizia Renato Russo, essa é a pior das mentiras. Você pode mentir e enganar a todos, e se só você souber a verdade, a mentira pode durar o tempo que você quiser, mas ela vai existir até o momento que você contar a verdade, por mais que você tente se convencer do contrário. Uma mentira será sempre uma mentira, mesmo que você conte ela 1000 vezes, ela nunca se tornará uma verdade, e ledo engano esse nosso, de achar que quando mentimos para os outros, estamos prejudicando somente à eles. A mentira prejudica muito mais a quem a conta do que a quem a ouve, e ninguém, veja bem, NINGUÉM É IDIOTA POR ACREDITAR!
Dentre as muitas coisas que meu pai me ensinou, a melhor delas foi é que é melhor acreditar em alguém que esteja mentindo, do que duvidar de alguém que esteja falando a verdade. Porém, existem pessoas que mentem tanto, que a gente só concorda pra não ter mais que tocar neste assunto, porque o que os mentirosos não percebem, são todas as palavras deixadas nas entrelinhas, e isso é uma benção para alguém tão observadora quanto eu.
Hoje nem mesmo a melhor mentira vai conseguir me parar, nem a mais elaborada vai fazer com que eu pense que sou uma coitada. COITADO DE QUEM MENTE, coitado de quem engana, coitado de quem não sabe o que é estar no lado do bem, porque sabe né, o bem sempre vence, na vida real também.
E de boa, não me interessa quem mente e quem fala a verdade, me interessa que eu não minto e sempre falo a verdade. E no final do dia, é isso que pesa.
Comentários
Postar um comentário